Dossiê Manoel Carlos

Como todos devem saber, em poucos dias você será agraciado com mais uma tortura televisiva produzida pelo grande (ai!) Manoel Carlos. Sim, sim, sim, amigos, agora em setembro começará a mais nova novela dele: Viver a Vida.

viveravida1

Um título lindo, porque a vida é linda, não é mesmo, minha gente? O Leblon é lindo, ser rico é lindo, todo mundo é lindo. Segundo o autor, ele não procura retratar a realidade das pessoas, mas algo muito verossímil (HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA) à ela.

Mas, para o espanto geral da nação, a nova trama não se passará totalmente no Leblon (todos choram). Será em Búzios, nova inspiração (ai!) do autor. Mas, pra quem ficou triste com a linha de cima, é ÓBVIO que o Leblon servirá para fugir da rotina de Búzios (todos comemoram).

Como todos sabem, tudo acontece no Leblon. A Helena é sempre um porre que tomanocu a novela inteira e no último capítulo tem um final feliz. Aliás, nunca perca o último capítulo, porque é sempre onde 10 dos 11 casais da novela se casam. Porque o casal gay não se casa. É contra a moral e os bons costumes do brasileiro, né?

Enfim, segue uma lista do que o grandioso escritor Maneco (sou íntimo, ok?) possa ter esquecido nessa nova novela. Sabemos que uma coisa ele já esqueceu (alzheimer): Regina Duarte como protagonista.

issoeumabsurdo

Se eu escrever muitas vezes a palavra “realidade”, não ligue. Só quero enfatizar o que o autor chama de real.

1. Helena: isso ele não esquece. Pobre, Regina Duarte, desempregada há tanto tempo e nem o Manoel Carlos quis dar outra chance pra essa brilhante atriz. Uma pena.

reginaduarteduascarasUse Vagisil

2. Duas primeiras semana da novela em algum país da Europa: é sempre assim. Mostram a boa vida de pessoas que não têm mais nada pra fazer e estão lá a passeio. Um porre, porque aparecem ceninhas mela-cueca bem ao estilo novela mexicana. Passeios no Louvre, felicidade radiante, preocupação ZERO. Ah, claro, todos os brasileiros olham pra isso e pensam: “Sou eu retratado ali”. Claro.

3. Abertura da novela de Tom Jobim: Bossa Nova foi uma das piores contribuições musicais à história da música mundial. Mas essa é realidade musical brasileira, segundo Manoel Carlos. É a música que toca em todos os carros dos LEKS que passam nas ruas com o som no último volume: Garota de Ipanema no Pancadão. É triste pensar que falar mal de Bossa Nova seja heresia na moralista sociedade brasileira: “É a cultura brasileira. Falar mal da Bossa Nova é um ultraje a todos os brasileiros. Inaceitável.” Tá, senta ali, Cláudia. É um estilo de música que é feita pra dormir, pra tocar em dentista enquanto ele extrai um dente seu, em salas de espera, antes de ser eletrocutado na cadeira elétrica…

4. Um país chamado Leblon: O Leblon é o mundo. Manoel Carlos entende tanto de Brasil como a Glória Perez entende de cultura estrangeira. Lá é o paraíso. Todos acordam bem humorados, tomam aquele café especial, nunca há nuvens no céu, o Sol está sempre radiante… perfeito para ir pra praia numa quarta-feira.

leblon

5. Ninguém trabalha: Recheado de madames e dondocas, o legal é viver a vida na high-society, falar mal dos outros e trair o marido. E, claro, andar no calçadão. O núcleo trabalhador não precisa ir muito longe não. Geralmente eles têm uma livraria, um restaurante, um barzinho cult, uma galeria de arte… todos os lugares onde o Maneco possa introduzir a trilha sonora de Bossa Nova ao fundo sem que pareça estranho. No Leblon.

6. Empregadas sempre uniformizadas, estereotipadas e intrometidas: eu sempre peço pra a mulher que vem limpar aqui em casa por um uniforme. O que meus convidados acharão se ela estiver com uma roupa qualquer? Que ela é de casa? Bem-vindo ao mundo mágico de Manoel Carlos. Sem contar que todas elas têm o mesmo estereótipo: são nordestinas ou negras e adoram dar pitacos na vida da patroa.

7. Doutor Moretti: tem que ter um núclero médico na novela. O doutor Moretti ou é o médico da família ou é o médico-chefe ho hospital.

8. Presença em todos os capítulos de Diálogos Macabéicos Infundamentados:

Helena: Vamos tomar água de coco na praia?

Alice: Não posso, hoje vou no Hermes, meu cabeleireiro.

Helena: Hoje vou ao show do Roberto Carlos também.

Alice: Mas o trânsito está caótico. Preciso ir na quitanda.

Helena: Ah, eu gosto de tomates, principalmente quando estão vermelhinhos.

Alice: É verdade. Caótico. Até mais, amiga.

9. Bons livros, bons vinhos, boa comida, boa música: os atores são apreciadores natos da boa vida. Não curtem churrasco na laje com cadeiras de plástico e espetinho de gato. O máximo de pobreza que a novela chega é quando a empregada vai “siacabar” num pagode.

10. Criança insuportável: um jovem ator mirim que acaba com o futuro de sua carreira ao atuar em uma novela de Manoel Carlos. São irritantemente insuportáveis e não conseguem outros papéis.

11. Passeatas de ricaços pelo fim da violência ou de qualquer tema que esteja sendo abordado na novela: COMOVENTE.

passeata

12. Dica cultural “despretensiosa”:

Helena: Betina, vamos passear no calçadão?

Betina: Não, não posso. Hoje vou comprar os ingressos para o espetáculo Hairspray, aqui mesmo no Leblon. Dizem que é ótimo. Quer que eu compre pra você?

Helena: Claro, amiga. Vamos juntas. Estou empolgadíssima.

13. Gêmeos: tara de Manoel Carlos. O RedTube revelou dados dos usuários e o IP do Manoel Carlos era o líder na busca por “hot twins” lá. Eu, hein.

14. Galãs que são passados pra trás pelo grande pegador José Mayer: não importa se o cara é o Rodrigo Santoro, o Reynaldo Giannechini ou o Rodrigo Hilbert. O José Mayer vai traçar no mínimo 5 mulheres gostosonas na novela e os bonitões vão ficar chupando o dedo ou vão ser obrigados a pegar a filha do Manoel Carlos.

josemayer

15. Depoimentos reais de problemas sociais com tentativa de lição de moral: a novela para, os atores somem e aparece um depoimento de uma tiazinha que acordou toda babada ouvindo Côncavos e Convexos do Roberto Carlos. Em seguida, ela conta o problema pessoal dela, que, claro, está sendo retratado pela novela. Ô, dó. Nunca surtiu efeito em ninguém.

16. Casal gay: os únicos que não se casam no último capítulo da novela.

17. Vou viajar pro exterior, quero comprar uma BMW, quero comprar uma casa em Búzios: tudo isso é feito em questão de segundos. Compram as coisas como se tivessem comprando um chiclete na padaria.

18. Atrizes que fazem papéis de insuportáveis e são confundidas com vilãs: nas novelas dele não existe vilã ou vilão. Quem chega mais perto são as que pegam o marido das outras. Condenável.

Aí, depois de tudo isso, você diz: mas eu não assisto novela, então, dane-se ele. Realmente, eu também não assisto, mas é novela… sua mãe não perde um capítulo. Você, quando menos espera, senta pra jantar na sala, assiste um mísero capítulo e já sabe de tudo que tá acontecendo na trama super genial desse sensacional autor.

Dia 14 começa a tortura, hein. ARE BABA, rs!

Me sigam no Twitter.

63 respostas para “Dossiê Manoel Carlos”

  1. Manoel Carlo = Rede Globo = TV BRASILEIRA = Lixo de mídia. +1

    e só de pensar que vai acabar aquela novela insuportável de ‘are baba’ e o diabo e que não vou mais ver esse povo pagando de indiano já fico um pouco mais feliz *-*

    enfim, deviam tirar novelas da tv, todas são inuteis e de realidade (totalmente) duvidosa

  2. AUHAUHAU Muito bom, B!

    A gente não precisa nem assistir a novela pra saber o enredo da historia, vc já resumiu tudo pra gente.
    Acho digno Sonia Abraao, Revista Tititi e afins te contratarem pra fazer o resumo semanal da novela rs

  3. O pior é sua mãe chorando pelas personagens e suas colegas de trabalho discutindo a novela como se fosse algo de vital importância em suas vidas.

  4. O pior, é quando a novela esta acabando, esta na “trama” de: Quem matou a fulaninha? E a outra emissora, na MAIOR premiação deles, AO VIVO, perde tempo falando da m*rda da fulaninha, brincando e quase que “pedindo” [?] para mudarem o canal na hora, e verem a m*rda da novelinha. Tirando isso, tô contando os dias pra começar! rs *_*

  5. O povo brasileiro é uma “mara” mesmo né?
    Bordões, gente que dá boa noite pro William Bonner, mentes fácilmente manipuláveis, e que acreditam q a Índia é realmente aquele céu de brigadeiro q mostram nakele lixo visual (ainda bem q se tem escolha entra assistir ou não)..
    Mais medíocre que isso só a novela do SBT mesmo.. (não não…aquela é patética mesmo…)

  6. Oi, Bruno!
    Estamos tentando contatá-lo pelo Twitter, mas não obtivemos resposta até o momento. Trabalho na produção da TV Cultura em um programa novo que estreará no dia 08/09 (próxima terça) e gostaríamos de conversar contigo sobre uma possível participação. Vc pode nos enviar algum meio de contato: telefone, email… Pode mandar para esse e-mail que cadastrei aqui. Aguardamos seu retorno com certa urgência.

  7. TE AMO
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    NUNCA RI TANTO NA VIDA!!!!!!!!!
    é tudo verdade, cara…sempre essas coisas que se repetem…eu e meus amigos pensamos a msm coisa!

    abração 😀

  8. Novela eh foda msm…

    Só pode ter mensagens subliminares para fazer com q praticamente todas as mães assistam a novela!

    Elas param na hora da novela! Se for sair tem q voltar antes da novela, ou se for na ksa d alguém elas pedem pra ligarem a tv na novela

    hauaha

    simplismente terrível!!!!!!

  9. …Só pra encerrar

    A minha mãe é a pior, ela assiste Sonia Abraao pra saber o q vai acontecer na novela e ainda dpois assiste a novela pra confirmar se ela estava certa!!!!

    hauahuaa

    sem comentários….

    1. Moro no leblon e minha vida e assim ,vc acha que o brasil só tem gente pobre como vc ? cade a democracia ? todos nos temos direito de nos vermos ! vc já tem as páginas policias para saber como anda à vida dos seu amigos ,nos temos as novela as colunas sociais ,e não vejo nada de ruim em ser assim ,eu so rica !!!!

  10. parei na hora em que voce escreveu que a bossa nova foi uma das piores contribuições para a música brasileira. sinceramente, eu discordo, e totalmente. (por isso que hoje em dia tem tanta gente no pagode-sertanejo-romântico-funk-brintney-spears por aí) e sabe? eu até que gosto do manuel carlos. porque NENHUMA novela trás contribuição cultural, social, política e etc. enão que seja uma novela felizinha ao menos. :*

  11. Só pra constar: essa é a pior das piores. hahaha

    Meia hora de novela se passou e tudo o que aconteceu foi xingamentos entre duas modelos por uma disputa de moda. Isso é realmente uma retratação da vida de qualquer um, sensacional.

  12. Vcs reclamam pq tem novelas. A tv no brasil e oteeeeeema! Eu moro na Croacia e mesmo com tv a cabo e uma droga!P se ter ideia,esta passando Escrava Isaura aqui….PRIMEIRA VERSAOOOOOOOOOOOO com Lucelia Santos nenem. Alem e claro, das novelas mexicanas.Salve a internet que da p ver as novelas…E depois, quem napo gosta de tv, desliga e va ler um livro.

  13. Nossa, por que tanta amargura no coração meu amigo! Relaxa. Eu prefiro mil vezes assistir uma novela com todos esses ingredientes que vc colocou acintosamente do que assistir uma novela em que pessoas saem voando, ou que vem contar aquelas histórias asquerosas italianas… ou sobre a india, marrocos e afíns… No final das contas, as histórias são sempre as mesmas, a criatividade não existe mais… tudo é cópia. Saudade dos anos 80 e 90, saudade das grandes tramas.

  14. Concordo com o Allan, aqui acima! Tá! Até concordo com algumas coisas q vc escreveu! mas dentre todo o lixo novelístico atual, o Manoel Carlos é o menos pior! è uma realidade equivocada? Sim, mas é bom ver uma bela paisagem, gente bonita…sei lá. Gosto é fogo, cada um tem o seu! Mas eu gosto das novelas do Manoel carlos sim! Não vou mentir, mas não sou bitolada, qdo dá eu assito…Só sei q mil vezes bossa nova do q funk, pagode e axé!
    ah! e para completar, como disse a amiga Claudia Ivic, não gosta de tv??? Desligue e vá ler um livro! [2]

  15. RE: não gosta de tv??? Desligue e vá ler um livro!

    Há uma outra questão antes disso. Estamos somente expondo nosso ponto de vista de forma nada agressiva em um site, porque temos que ler milhares de livros por não ter ‘novelas’ decentes para olharmos. Por um lado é bom, todos deveriam ler, assim, as novelas poderiam ser melhores (público-alvo mais intelectual).

    Mas, gostos e gostos, uma pena muitos só encontram os seus com mídias alternativas.

  16. Ah! E não vou discordar que nossa tv é ruim! Mas não precisamos parar no tempo. Podemos progredir sempre e sempre. Não adianta só uma mídia linda que não resolve problemas ‘externos’.

  17. 13. Gêmeos: tara de Manoel Carlos. O RedTube revelou dados dos usuários e o IP do Manoel Carlos era o líder na busca por “hot twins” lá. Eu, hein.

    ——————————————————–
    HASUAHSUAHSAUSHAUSHAUSHAUSHAUSHAUS

  18. pior era aquela coisa de ‘caminhos das ìndias’ que mostrava todo mundo na India ricos, bonitos, sempre com as roupas mais caras, celulares e notebooks de ultima geração, mas NUNCA, NUNCA a pobreza q assola a India, o preconceito aos muçulmanos. GLORIA PEREZ É PATÉTICA! ;D adorei tua matéria sobre as novelas “super cools” do Manoel Carlos cara! Demais!

  19. ..e as participações ao final do capítulo????
    precisavam conhecer a TAÕ FAMOSA GARI QUE TEM UMA CRCHE NA RESTINGA…..EITCHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
    DE GARI N TEM NADICA DE NADA
    DE PRETENÇÃO TEM TUDO A VER
    DE ESPERTA NEM SE FALA…….KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKFALO PORQUE CONHEÇO A FIGURA.
    GENTEMMMMMMMMMMMMMMMMM
    EU MEREÇO….
    VC MERECE
    TODOS MERECEMOS

    BEM FEITO POR SERMOS POBRES E N PODER ASSINAR A NET, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    VIU SÓ? TEM SOLUÇÃO
    HEHEHEHEHEHEHEEEHEHEEHEHE
    (as vezes)

  20. Ah, eu acho que tem coisas que vc mensionou que estão certas, mas a novela não precisa ter um conteúdo muito forte com um monte de armação que a gente vê nas outras, no final do dia vc quer ver algo mais relax com belas paisagens,gente despreocupada e com dinheiro, essa é a vida que vc desejaria pelo menos nas férias. Até que me tranquiliza um pouco. E outra, as novelas do Manoel Carlos não tem aquela coisa doida que não acontece na vida real como uma pessoa que morreu mais ainda ta viva e ninguém sabe, ou aquelas coincidencias de em São Paulo do tamanho que é os dois personagens principais viverem se econtrando. Mais eu rachei de muita coisa que vc escreveu ai, haja paciência pra escrever um texto desse tamanho…

  21. kkkkkkkkkkkkkk
    chorei de ri kra !!!!
    as melhores partes são a do mapa do leblon e do resto do mundo que pouco importa;
    e dos dialogos sem noçao;

    nussa ri muito kra, vc escreve muito bem….

  22. não pode esquecer de petrópolis!
    manoel carlossempre dá um jeito de mencionar a cidade imperial nas suas novelas…em viver a vida tem a bunduda de petrópolis que é a mãe do thiago lacerda!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *